
Conhecer
JÚPITER

Júpiter é o quinto planeta a contar do Sol e também o maior. Tem mais do dobro da massa de todos os outros planetas juntos ou 318 vezes a massa da Terra. A distância entre Júpiter e a Terra varia entre 628 milhões e 928 milhões de km.
Júpiter é o 4.º objeto mais brilhante do céu (depois do Sol, da Lua e de Vénus; por vezes Marte é mais brilhante). É conhecido desde tempos pré-históricos, mas como uma "estrela errante". Mas em 1610, quando Galileu aponta pela primeira vez um telescópio ao céu, observa as 4 grandes luas de Júpiter: Io, Europa, Ganimedes e Calisto (agora conhecidas como as luas Galileanas) e regista os seus movimentos para a frente e para trás do planeta. Foi a primeira descoberta de um centro de movimento aparentemente não centrado na Terra e um grande passo a favor da teoria heliocêntrica do movimento dos planetas de Copérnico. O sincero apoio da teoria Coperniciana dado por Galileu pô-lo em muitos apuros com a Inquisição. Hoje em dia qualquer pessoa pode repetir as observações de Galileu usando simples binóculos ou um pequeno telescópio.
Júpiter foi pela primeira vez visitado pela Pioneer 10 em 1973 e mais tarde pela Pioneer 11, pela Voyager 1, 2 e pela Ulisses. A sonda Galileu orbitou Júpiter durante 8 anos, terminando o seu serviço em setembro de 2003. É ainda observado regularmente pelo Telescópio Espacial Hubble.
Ao ser um gigante gasoso, Júpiter não possui uma superfície sólida, e os cientistas acreditam que o seu núcleo seja formado por rochas e metais e tenha o tamanho da Terra, aproximadamente. Além disso, ao estar mais distante do Sol do que o planeta Terra, Júpiter leva o equivalente a 12 anos terrestres ou 4.380 dias, para completar uma volta ao redor do Sol.
Júpiter gira mais depressa do que qualquer outro planeta do Sistema Solar, e cada dia por lá tem a duração de pouco menos de 10 horas “terrestres”. Esse rápido ritmo de rotação é o responsável pelo planeta ter o equador mais gordinho e os polos mais achatados, tanto que a diferença entre as distâncias chega a ser de 7%.


