
Esquematização de Textos
Como elaborar uma carta
A carta é uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição ou a reflexão.
O que determina a abordagem, a linguagem e os aspetos formais de uma carta é o fim a que ela se destina: um amigo, um negócio, um interesse pessoal, um familiar, uma secção de jornal ou revista etc.
A estética da carta varia consoante a finalidade. Se o destinatário é um órgão do governo, a carta deve observar procedimentos formais como a disposição da data, do vocativo, do remetente e a assinatura. No caso das correspondências comercial e oficial – textos jurídicos, comunicados, ofícios, memorandos – a linguagem é muitas vezes feita de jargões e expressões de uso comum ao contexto que lhes é próprio.
Carta Formal
Para escrever uma carta formal corretamente, deverá seguir algumas regras e principios:
-
Comece por escrever o seu nome e endereço do lado esquerdo da página
-
Depois coloque o nome e endereço do destinatário da carta formal do lado direito da página;
-
Mais abaixo, e novamente do lado direito escreva o local seguido da data e um pouco mais a baixo o assunto da carta formal. Este quer-se curto e conciso, não mais de uma frase;
-
Em seguida comece por abordar a pessoa para a qual está a escrever, a chamada abertura de carta, utilizando expressões como “Ex.mo Senhor” ou similares. Um pouco mais em baixo dê início ao conteudo da carta, o texto inicial;
-
Por fim terá de fazer o chamado fecho da carta, onde poderá agradecer a atenção do destinatário da carta e apresentar-lhe os seus cumprimentos.


Carta Informal
Uma carta informal, é aquela que escrevemos aos nossos amigos ou familiares, assim sendo, não requer tanto rigor na sua elaboração.
Ainda assim, deverá conter:
-
Local e data;
-
Formula de introdução;
-
Corpo da carta;
-
Formula de despedida;
-
Assinatura.
